Atuar em conformidade ética e legal não é mais mero dever, mas verdadeira vantagem competitiva para os negócios. Por isso, o compliance é uma ferramenta de proteção estratégica para empresas de todos os portes.
Devo adotar medidas de compliance? Eis uma pergunta recorrente!
Não raramente, essa questão é seguida por respostas apressadas, como: “não, isso é coisa de empresa grande”, “só se for para aumentar o custo”, “isso é uma medida obrigatória para empresas com problemas criminais”.
Então, talvez a forma mais simples de iniciar uma resposta à pergunta do título desse texto seja desmitificando as equivocadas afirmações acima.
Nesse sentido, vale observar que atuar no mercado de forma regular e lícita é uma obrigação de todas as empresas, independentemente do seu porte. Se o cumprimento deste dever não for um direcionamento dos valores da empresa, então que venha da percepção de que o agir incorretamente é o principal fator para a elevação de custo, bem como o elemento mais tóxico ao crescimento dos negócios.
Todo investimento em fazer o certo se paga, afinal a atuação dentro dos limites legais e éticos é, cada vez mais, um componente estratégico para os negócios. Não é preciso ter contra si a suspeita de cometimentos de ilícitos para passar a se preocupar em agir corretamente. Por isso, não espere mais para mapear as contingências jurídicas do seu negócio, e nem para testar a integridade ética dos seus processos de trabalho. Mas lembre-se que não há uma “receita de bolo” para isso, então busque a assessoria jurídica adequada.